Política de Privadidade SUDD
Nesta Política pretende-se dar a conhecer aos Clientes/Fornecedores/Utilizadores as regras gerais de privacidade e tratamento de dados pessoais, os quais são recolhidos e tratados no estrito respeito e cumprimento do disposto na legislação de proteção de dados pessoais em vigor a cada momento, nomeadamente no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“RGPD”). A SUDD respeita as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais, tendo para o efeito tomado as medidas técnicas e organizativas necessárias por forma a cumprir o RGPD e garantir que o tratamento dos dados pessoais é lícito, leal, transparente e limitado às finalidades autorizadas.
A SUDD está empenhada na proteção e confidencialidade dos dados pessoais, tendo adotado as medidas que considera adequadas para assegurar a exatidão, integridade e confidencialidade dos dados pessoais, bem como, todos os demais direitos que assistem aos respetivos titulares.
O que abrange a política de privacidade?
A presente Política aplica-se exclusivamente à recolha e tratamento de dados pessoais relativamente aos quais a SUDD é responsável pelo respetivo tratamento, no âmbito dos serviços e produtos disponibilizados aos Clientes/Fornecedores/Utilizadores e em todas as situações em que ocorra um tratamento de dados pessoais.
O que são dados pessoais?
Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.
É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.
Em que consiste o tratamento de dados pessoais?
A entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais é a SUDD, que determina as finalidades e os meios de tratamento dos mesmos.
Para este efeito, caso o titular dos dados pessoais necessite de entrar em contacto com o responsável pelo tratamento de dados, poderá fazê-lo através dos meios e contactos abaixo indicados: frijobel@frijobel.pt.
Quem é o responsável pelo tratamento de dados?
A entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais é a SUDD, que determina as finalidades e os meios de tratamento dos mesmos.
Para este efeito, caso o titular dos dados pessoais necessite de entrar em contacto com o responsável pelo tratamento de dados, poderá fazê-lo através dos meios e contactos abaixo indicados: frijobel@frijobel.pt.
Quais são os tipos de dados tratados?
A SUDD, no âmbito das atividades que desenvolve, procede ao tratamento dos dados pessoais necessários à prestação de serviços e/ou fornecimento de produtos, bem como no âmbito da relação comercial com Fornecedores, tratando dados como o nome, morada, número de telefone e endereço de correio eletrónico, conforme informação disponibilizada pelos titulares de dados pessoais.
Os dados pessoais poderão ser igualmente tratados, para fins de marketing ou divulgação de ofertas de bens ou serviços SUDD, caso o respetivo titular o tenha autorizado. Caso exista consentimento prévio do titular, este poderá ser retirado a qualquer momento, sem que a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado seja comprometida.
Como recolhemos os seus dados pessoais?
A SUDD recolhe os seus dados pessoais, nomeadamente através de via telefónica, escrita, ou através do website, garantindo, sempre que necessário, o prévio consentimento do titular dos dados pessoais.
Alguns dados pessoais são indispensáveis à execução do contrato, sem os quais a SUDD não poderá disponibilizar o produto ou serviço em causa. Caso o titular dos dados pessoais não seja Cliente/Fornecedor/Utilizador da SUDD, os respetivos dados pessoais apenas serão tratados quando são disponibilizados, caso em que se aplicarão as regras desta Política.
Os dados pessoais recolhidos podem ser tratados informaticamente e de forma automatizada ou não automatizada, garantindo em todos os casos o estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais, sendo armazenados em bases de dados específicas, criadas para o efeito e, em situação alguma, os dados recolhidos serão utilizados para outra finalidade que não seja aquela para a qual foram recolhidos ou dado o consentimento por parte do titular dos dados.
Quem são os destinatários dos dados pessoais?
Sem prejuízo dos destinatários indicados ao longo desta Política, a SUDD poderá comunicar os dados pessoais do Cliente/Fornecedor/Utilizador, com a finalidade do cumprimento de obrigações legais, nomeadamente a entidades policiais, judiciais, fiscais e reguladoras.
Quais as finalidades do tratamento dos dados pessoais e respetivos fundamentos jurídicos?
Em geral, os dados pessoais recolhidos destinam-se à gestão da relação contratual e comercial, à prestação dos serviços contratados, à adequação dos serviços, às necessidades e interesses do Cliente/Fornecedor/Utilizador, nomeadamente para efeitos de acesso a funcionalidades específicas dos serviços, a ações de informação e marketing. Adicionalmente, os dados pessoais poderão, ainda, ser tratados para efeitos de cumprimento de obrigações legais.
Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?
O período de tempo durante o qual os dados pessoais são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é tratada.
Efetivamente, existem requisitos legais que obrigam a conservar os dados por um período de tempo mínimo. Assim, e sempre que não exista uma exigência legal específica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período mínimo necessário para a prossecução das finalidades que motivaram a sua recolha ou o seu posterior tratamento, nos termos definidos na lei.
Quais são os seus direitos enquanto titular?
Enquanto titulares dos dados pessoais, é garantido aos Clientes/Fornecedores/Utilizadores, a qualquer momento, o direito de acesso, retificação, atualização, limitação e eliminação dos seus dados pessoais (salvo quando aos dados que são indispensáveis à prestação dos serviços pela SUDD ou ao cumprimento de obrigações legais a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito), o direito de oposição à utilização dos mesmos para fins comerciais pela SUDD e à retirada do consentimento, sem que tal comprometa a licitude do tratamento efetuado ao abrigo desse consentimento, bem como o direito à portabilidade dos dados.
Quais as medidas adotadas pela SUDD para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?
A SUDD assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.
Tendo presente a preocupação e empenho que a SUDD revela na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais do Cliente/Fornecedor/Utilizador em nome e por conta da SUDD, estão obrigadas, por escrito, a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados (nomeadamente, a proteção da privacidade e dos dados pessoais).
Como poderá aceder, retificar, atualizar, limitar, apagar ou opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, ou remover o consentimento?
Sem prejuízo do disposto no RGPD, o titular dos dados pessoais poderá fazê-lo, diretamente ou mediante pedido por escrito, dirigido ao respetivo responsável pelo tratamento, através dos contactos disponibilizados para o efeito no presente documento, bem como demais contactos disponibilizados pela SUDD.
Como se pode opor à receção de contactos para fins de marketing?
A SUDD pode promover ações de divulgação junto dos seus Clientes/Fornecedores/Utilizadores, de novos produtos ou serviços, nomeadamente através de telefone, e-mail, SMS ou qualquer outro serviço de comunicações eletrónicas, caso o titular dos dados pessoais tenha dado o respetivo consentimento.
Caso o titular de dados pessoais não pretenda continuar a rececionar estas comunicações pode, a qualquer momento, retirar o seu consentimento à utilização dos seus dados para fins de marketing.
Em que circunstâncias existe comunicação de dados a outras entidades (terceiros e subcontratados)?
A SUDD, no âmbito da sua atividade, poderá recorrer a terceiros para a prestação de determinados serviços. Por vezes, a prestação destes serviços implica o acesso, por estas entidades, a dados pessoais dos Clientes/Fornecedores/Utilizadores.
Quando tal sucede, a SUDD toma as medidas adequadas, de forma a assegurar que as entidades que tenham acesso aos dados são reputadas e oferecem as mais elevadas garantias a este nível, o que fica devidamente consagrado e acautelado contratualmente entre a SUDD e a(s) terceira(s) entidade(s).
Assim, qualquer entidade subcontratada pela Frijobel tratará os dados pessoais dos nossos Clientes/Fornecedores/Utilizadores, em nome e por conta da SUDD e adotando medidas técnicas e organizacionais necessárias de forma a proteger os dados pessoais contra a destruição, acidental ou ilícita, a perda acidental, a alteração, a difusão ou o acesso não autorizado e contra qualquer outra forma de tratamento ilícito. autorizado e contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
Em qualquer dos casos, a SUDD permanece responsável pelos dados pessoais que lhe sejam disponibilizados.
Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais?
A prestação de determinados serviços pela SUDD pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais. Em tal caso, a SUDD cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.
Como pode ficar a conhecer quaisquer alterações à política de proteção de dados pessoais?
A SUDD reserva-se ao direito de a qualquer altura, proceder a reajustamentos ou alterações à presente Política de Proteção de Dados Pessoais.